post

A modernidade é algo que vem sendo inserida cada vez mais em conjunto com a tecnologia em nossas vidas. Pagar uma conta ou transferir dinheiro nunca foi tão fácil como agora. Mas mesmo assim, as inovações ainda não pararam por aí, e tudo pode ficar ainda mais rápido e melhor com a chegada do PIX. Muitas pessoas estão pensando que esse será um benefício somente para usuários dos bancos digitais, entretanto, é uma ideia totalmente errônea.

Antes de sua chegada, fazer uma transferência para bancos diferentes poderia ser algo a dar muita dor de cabeça. Afinal, era sempre necessário ter que esperar um dia útil para que a transação fosse concluída. Para evitar todos esses transtornos, foi criado um método muito mais fácil, rápido e eficaz, que possibilita a realização de tais transferências sem receber a cobrança de taxas abusivas pelos serviços.

Essas tarifas pagas por cada transferência realizada pertencem ao TED e ao DOC, variando conforme o banco no qual o dinheiro será destinado. A popularização dos bancos digitais tem muito a ver com tal método de transferência, afinal, com uma conta no banco digital, não será preciso pagar nenhuma taxa, independente de qual for o banco a receber.

Quais são as vantagens de usar o PIX?

Antes mesmo de saber quais vantagens poderão ser oferecidas por essa nova modalidade, é de suma importância tentar compreender um pouco sobre o que ele é e oque poderá ser feito caso adote essa versão para usar em seu dia a dia. Mas afinal, o que seria o PIX?

De forma bastante sucinta, trata-se de uma modalidade de pagamentos e transferências onde o dinheiro será enviado para a conta destino de maneira imediata, ou seja, poucos minutos após ser enviado, ele já estará na conta. Funciona quase como se fosse algo instantâneo, o que soa bastante positivo para quem busca facilidade e rapidez.

Diferente do TED, DOC ou até mesmo o boleto bancário, o usuário não ficará a mercê dos horários de funcionamento, que geralmente costuma ser até às 17 horas em dias úteis. Um outro problema que gerava muita reclamação antes da chegada do PIX era acerca do alto valor das taxas para que a transferência fosse realizada.

Sendo assim, além de ser um serviço que levava em torno de 24 horas para ser realizado de forma eficaz, com o TED e DOC ainda seria preciso pagar um valor extra para que a transação fosse concluída para outras agências bancárias. Ao optar por ser um usuário dessa nova modalidade de transferência, os benefícios são muitos.

Mas de maneira geral, podemos citar a taxa zero para que as transações sejam feitas, a rapidez com a qual o dinheiro estará na conta, a flexibilidade no que diz respeito ao horário para que determinados valores sejam transferidos. Portanto, é algo bem vantajoso até o momento, se comparado com o TED, DOC ou boleto bancário.

Como fazer o cadastro e ter acesso a todos os benefícios?

Além de ser algo muito rápido na prática, ele também oferece muita praticidade no momento em que estamos prestes a efetuar o nosso cadastro. E tudo o que precisamos para ter acesso as vantagens oferecidas é a sequência numérica do CPF ou CNPJ. Todavia, existem outros meios de efetuar esse cadastro, sendo eles: com o número de celular ou e-mail.

Um adendo importante a ser feito é que, para ter acesso a qualquer uma dessas vantagens acima citadas, se faz necessário que você tenha uma conta no banco no qual irá criar a chave para usufruir de tudo isso. Caso não exista nenhuma conta ativa em seu nome, CPF ou CNPJ, não será possível concluir tal solicitação.

O cadastro funciona de modo que seja criado um código com os dados pessoais informados ao sistema e logo após, uma espécie de código será gerado. Esse código funciona como uma espécie de chave, que será solicitado no momento em que alguma transação estiver sendo feita.

Caso o cadastro não seja realizado, no momento em que o usuário for utilizar o PIX, ele perderá toda a sua praticidade, afinal, será preciso informar todos os dados da conta destino, para que a ação seja finalizada com sucesso. Porém, o mais recomendado é que o cadastro seja efetivado, garantindo uma experiência de 100% dessa nova era.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *